quarta-feira, 19 de novembro de 2014

OS GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA
WEBLITERATURA: O CASO DOS WEBLOGS
THE TEXTUAL DIGITAL GENRES IN THE WEB LITERATURE TEACHINGLEARNING:
THE WEBLOG CASE

                                                                                                                 Jéssica de Souza Carneiro∗
Resumo: As tecnologias trouxeram novas configurações para a linguagem como um todo e para a literatura em particular. Tanto a leitura quanto a escrita, hoje, são reconcebidas em função do que permite o chamado texto digital. Essa textualidade eletrônica implica o desenvolvimento dos chamados gêneros textuais digitais, os e-gêneros, como os weblogs, por meio dos quais podemos identificar a formação do que chamamos webliteratura, uma modalidade da escrita que confere ao texto características próprias potencializadas pela internet e o universo virtual. Neste artigo, buscamos abordar a linguagem dos blogs enquanto novos formatos de circulação e expressão presentes na web no sentido de demonstrar como os gêneros textuais digitais mostram-se interessantes ao processo de ensino/aprendizagem tomando como referência uma categoria de formação que denominamos transletramento hipertextual.

Palavras-chave: textos; gêneros; blogs; internet. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário