quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Novas tecnologias, letramentos e gêneros textuais digitais:
interatividade no ensino de línguas
Gisele dos Santos Rodrigues
Especializanda em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira
Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER)
gisele@insigne.com.br

Resumo: Este estudo apresenta algumas considerações importantes sobre três recursos que visam o aprimoramento das práticas de ensino em aulas de línguas materna e estrangeira, buscando a interação em sala de aula. Por meio de pesquisas bibliográficas foi feito um levantamento das concepções teóricas que envolvem as novas tecnologias, o letramento digital e os gêneros textuais digitais, a fim de informar e orientar os docentes sobre os temas que estão relacionados com as tecnologias da informação e da comunicação e, consequentemente, causar o aperfeiçoamento das suas práticas pedagógicas em aulas de línguas.

1 Introdução
As novas tecnologias têm provocado mudanças profundas em diversas atividades da vida moderna, inclusive na nossa forma de viver. Com o advento da Internet, de outros recursos e ferramentas tecnológicas, o processo de ensino/aprendizagem também mudou. Com isso, muitos docentes e
profissionais dedicados à educação procuram investigar como os usos e os impactos que novas práticas de ensino aliadas aos recursos tecnológicos podem influenciar nos processos de aprendizagem.
Em conformidade com os pressupostos teóricos de Xavier (2004, 2005), Soares (1998, 2002, 2010), Lévy (1996, 1999), Coscarelli (1999, 2007), entre outros, este estudo busca caracterizar alguns conceitos recentes e em voga, os quais permeiam as práticas de ensino e aprendizagem de língua materna e línguas estrangeiras, entre eles estão o letramento digital, uma modalidade de letramento para o uso de diversos recursos tecnológicos e os gêneros digitais, gêneros de textos/discursos específico das mídias e suportes textuais oriundos dos objetos digitais e virtuais da informação e da comunicação. Com este estudo também se espera relacionar a nova forma de letramento e gêneros oriundos de mídias digitais emergentes com os recursos e ferramentas das novas tecnologias, a fim de aperfeiçoar o trabalho do docente e consequentemente a qualidade das suas aulas, as quais se tornarão
mais interativas, atraindo assim diferentes e interessantes olhares dos discentes, diante dessas novas práticas de ensino, tanto nas aulas de Língua Portuguesa, quanto língua estrangeira, especificamente as aulas de Língua Inglesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário