NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: A
PROPAGANDA DA WEB COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
Simone Dália de Gusmão ARANHA1
RESUMO
Tendo em vista que as singularidades dos gêneros discursivos advindos da tecnologia digital provocam mudanças expressivas no uso da linguagem, na estruturação da sociedade, e conseqüentemente no ensino de língua materna, o presente trabalho objetiva demonstrar que atividades pedagógicas que integram os recursos técnico-computacionais utilizados pela mídia virtual constituem um campo vasto e inovador para a reflexão da atividade lingüística nas aulas de língua portuguesa. As peculiaridades estruturais, formais e funcionais desse novo modo discursivo social despertam, cada vez mais, o interesse para pesquisas que abordam essa nova tecnologia. Nessa perspectiva, justificamos o uso da propaganda da web como uma ferramenta pedagógica bastante promissora, considerando a riqueza da linguagem produzida no ambiente virtual, na qual o uso da imagem com a palavra favorece uma forma significativa de ensino, uma vez que amplia as noções tradicionais de leitura/escrita, ao considerar essas atividades no contexto das práticas sociais contemporâneas. Para fundamentar este estudo, tomamos por base os princípios da Semântica Argumentativa, divulgados por Ducrot e seguidores (1984), a noção de gêneros discursivos, apresentada por Bakhtin (2000), e os estudos sobre gêneros digitais, desenvolvidos por Marcuschi (2002) e Xavier (2004).
Argumentação.
Disponível em:http://www.fflch.usp.br/dlcv/lport/pdf/slp01/14.pdf
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